O que é a Síndrome do pensamento acelerado?
- Lorrane Cristine
- 27 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Esse termo, síndrome do pensamento acelerado, embora não seja oficialmente reconhecido nos manuais de diagnósticos psiquiátricos, descreve uma experiência que muitas pessoas relatam, caracterizada por ** pensamentos rápidos e incessantes, dificuldade de concentração e uma sensação de sobrecarga mental **.
O que você sente é real e válido, e por vezes gera prejuízo. Não há um diagnóstico formal pra SPA, mas os sintomas podem ser explorados mais profundamente para entender melhor o que está te incomodando e encontrar formas eficazes de alívio.
Esse termo, SPA, foi popularizado pelo médico Dr. Augusto Cury e, que descreve uma condição caracterizada por uma mente hiperativa, onde os pensamentos ocorrem de forma rápida e incessante, resultando em dificuldades de concentração, ansiedade e uma sensação de sobrecarga mental. É possível haver também dificuldade de relaxar e irritabilidade.
Ter pensamentos acelerados é uma possível consequência do estilo de vida moderno, caracterizado por uma alta carga de informações, muitos estímulos sensoriais e estresse constante.
Você e seu terapeuta ou psiquiatra devem trabalhar juntos para explorar mais profundamente essas sensações e investigar se elas são temporárias ou não, se reversíveis com medidas não farmacológicas ou ainda se podem estar relacionadas a outras condições, como ansiedade, depressão, burnout, TOC, TDAH, estresse crônico etc.
Existem várias estratégias que podem ajudar a gerenciar esses sintomas, como:
* Técnicas de relaxamento e mindfulness
* Organização do tempo e tarefas
* Terapia cognitivo-comportamental para reestruturar padrões de pensamento
* Estabelecimento de hábitos saudáveis de sono e exercício físico
Sua saúde mental é muito importante.
Comments